terça-feira, 19 de maio de 2009

Feira da Ciencia

A Feira da Ciência teve muito mais adesão do que estávamos à espera por parte de toda a comunidade escolar. O espaço estava bem organizado, sendo que tinha-mos as bancadas e o placard que necesitávamos, além de que a zona que nos foi destinada era a ideal para a quantidade de materiais que necessitávamos de ter exposto e para o espaço que precisavamos para o manuseamento do mesmo.
Todavia, inicialmente, a organização das turmas foi algo desorganizada, pois as turmas tinham tendência a dispersar assim que chegavam à sala dos alunos, em vês de seguirem as instruções do coordenador da Feira, o Gheorghe.
Relativamente ao nosso grupo de trabalho, optámos por colocar cartolinas da Compostagem e da Gastronomia Molecular no nosso placard, para atrair mais a atenção das turmas à nossa bancada. Também elaborámos folhetos informativos, que estavam expostos nas nossas bancadas, ao dispor dos alunos que quisessem levar para obterem mais informações e não se esqueçerem do que foi dito e apresentado na nossa secção.
Relativamente ao tema da Compostagem, por ter sido abordado no campo teórico, não teve grande adesão por parte de todos os estudantes, visto que muitos nem prestavam atenção à exposição teórica da mesma, e à demosntração do compostor que tinha-mos exposto numa das nossas bancadas. Face à Gastronomia Molecular, este foi um tema que teve bastante adesão e que atraía qualquer aluno ou professor à nossa bancada com curiosidade, dúvidas e questões. Por isso mesmo, estivemos em actividade desde as 10:00 até às 18:00 horas, e quase não tivemos tempo para almoçar nem para descansar nos intervalos. Este factor foi bastante positivo, pois demonstra que, de facto, a nossa bancada, que estava sempre com alunos interessados nas nossas experiências e nos temas que estavavamos a abordar, foi atractiva e interessante. Quase todos os alunos queriam experimentar os produtos das nossas experiências, quer fossem os cubos de agar-agar ou os batidos de espessante.
Devido ao sucesso da feira da ciência, achámos que conseguimos atingir os nossos objectivos, demonstrando que a química tem de facto um lado divertido, creativo, interessante, e que certamente se aplica no nosso quotidiano. Assim, toda a dedicação ao nosso projecto e toda a pesquisa e estudo que elaborámos ao longo do ano lectivo para a realização da Feira da Ciência valeu a pena e gostariamos imenso de poder repetir esta experiência um dia.

Sem comentários: